Newsletter Social

 

Mens Sana In Corpore Sano – Um lema de meio século

 
O sal da aventura temperou-lhe os primeiros passos. Estava-se no alvorecer do pós--guerra, no ano de 1946. O amor de estudantes rapidamente se transformou numa paixão sem fim. E hoje, 60 anos depois, a Associação Académica de S. Mamede ergue-se, a preto e branco, no país real, sustentada na prática do desporto pelo desporto.
 
A vida da Associação Académica de S. Mamede é um livro aberto. “Mens sana in corpore sano” (Alma sã em Corpo são) tem sido sempre o seu lema, mantido há já 60 anos em prol do desporto. Mais de seis décadas de existência que transformaram o clube numa bandeira sadiamente ostentada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta. Tudo começou no longínquo dia 1 de Dezembro de 1946.
 
Como quase todas as histórias dos clubes desportivos portugueses, a Associação Académica de S. Mamede nasceu com um grupo de amigos, todos estudantes e amantes da prática desportiva, que se reuniram um dia numa quinta situada no Largo da Ermida, por cima da garagem da propriedade pertencente aos pais dos primeiros jovens do clube – os irmãos Fernão e Vasco Sá, regressados há pouco tempo do Brasil.